Gastronomia brasileira

ESCRITO POR: quarta-feira, outubro 09, 2019 , ,

Cogumelos


       A diversidade da comida brasileira é um atrativo irresistível em nossos destinos turísticos. De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, a culinária do Brasil recebeu avaliação positiva de 95,7% dos turistas estrangeiros que visitaram o país em 2017, confirmando sua importância como diferencial de atratividade. Por conta disso, crescem os eventos voltados para a gastronomia que figuram em importância ao lado das praias, dos monumentos históricos e dos atrativos culturais de cada destino. 
       Para promover a riqueza e a diversidade da culinária brasileira, o estande do MTur na AbavExpo - a maior feira nacional do setor turístico - promove comercialmente produtos da agricultura familiar e, para valorizar nossa culinária, convida chefs experientes para preparar receitas em um espaço nomeado como 'Cozinha show', onde os visitantes podem acompanhar ao vivo o preparo de pratos com ingredientes como café, cogumelos, queijos, pimentas, farinha... entre vários outros vendidos nos estandes ao lado.

Cozinha Show
      São vários chefs convidados a preparar suas receitas e, enquanto isso, divulgar os ingredientes que estão sendo utilizados dando informações sobre a origem de cada um. Estivemos na ABAV Expo 2019 no último dia (27/09) e acompanhamos os chefs Elói Leite e Leo Coalhada preparando um Pirão de Tilápia que agradou até a quem não gosta muito de peixe (minha filha, por exemplo). Para a degustação há uma regrinha básica: só é servido quem está sentado na arquibancada ali montada, de onde o público acompanha a preparação dos pratos. 

    A receita do pirão de tilápia (infelizmente) não foi disponibilizada, mas o segredo foi contado: é a farinha de mandioca de Araruama (RJ). Outras receitas preparadas com cogumelos para o público durante a ABAV Expo seguem compartilhadas:


Cogumelos Recheados com Queijo e Geleia 
Chef Leo Coalhada 

Ingredientes:  
- 20 unidades de cogumelos  
- Azeite para refogar  
- Sal e pimenta do reino a gosto 
- 1 ramo de alecrim 
- 1 molho de cheiro verde  
- 3 dentes de alho  
- 2 cebolas pequenas  
- 400grs de queijo minas 
- 200grs de geleia 

Modo de Preparo
Escove os cogumelos e retire seu talo. Reserve.  Posicione os cogumelos lado e lado em uma assadeira com a parte fibrosa para cima. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.  Pique os talos, cebola, alho e refogue em uma panela com azeite, cheiro verde e alecrim picados.  Corte o queijo em cubinhos e acrescente a mistura fora do fogo. Recheie os cogumelos e leve ao forno por 20 minutos.  Retire do forno, pontue com uma colher de geleia e sirva.  


Linguiça de Copa Lombo Suíno com Shitake Mussarela 
Chef Eloi Leite 
Servido com uma salsa mex e farofa de milho. 

Para a linguiça: 
- 4,5kg de copa lombo suína 
- 2,5 kg de barriga suína bem gorda 
- 1 maço de tripa ovina calibre 22/24 
- 100 gr de pimenta do reino 
- 500 gr de glutamato monossódico 
- 100 gr de louro em pó 

Para a salsa mex/farofa: 
- 2kg de cebola 
- 1kg de tomate italiano  
- 5 molhos de salsa  
- 5 molhos de cebolinha 
- 2 kg de limão  
- 400 gr de pimenta dedo de moça  
- 1kg de alho 
- 2L de azeite  
- 500 gr de manteiga  
- 4kg de farinha de milho 
- 1kg de castanha de baru 
- 2 kg de sal  


Risoto de Funghi Secchi 
Chef Gabriel Gaeta 

Ingredientes Fundo de Vegetais
- 10L de água 
- 1,5kg cenoura 
- 1 salsão 
- 2kg cebola 

Modo de Preparo do Fundo
Descasque a cenoura e a cebola, e junte com o salsão. Pique todos em pedaços médios e leve para ferver na quantidade de agua indicada, com panela tampada,  por 30 minutos, em fogo baixo. Deixe descansar por mais 30 minutos, coe e reserve para a preparação do Risoto. 

Ingredientes para o Risoto
- 300ml de óleo 
- 500gr de manteiga 
- 100gr de alho 
- 600gr de cebola 
- 2kg de arroz arboreo ou carnaroli 
- 1L de vinho branco seco 
- 500gr de Funghi Secchi 
- 1kg de queijo meia cura ralado grosso 
- Sal a gosto 

Modo de Preparo:  
Hidratar o Funghi, em água morna suficiente para cobri-lo. (Aproximadamente 30 minutos) Pique a cebola e o alho bem miudinhos, e frite no óleo. Junte os cogumelos já hidratados e escorridos. Acrescente o vinho e a manteiga e mexa delicadamente. O segredo do Risoto é ir acrescentando água do fundo aos poucos, e deixá-lo cozinhar em fogo baixo. Assim que estiver cremoso e cozido, retire do fogo e sirva em seguida polvilhando parmesão ralado por cima.


Polenta com Ragu de Funghi 
Chef Jane Pereira 

Ingredientes:  
- 1 kg de farinha de milho 
- 500gr de manteiga 
- 400gr de queijo minas padrão 
- 100gr de queijo prato 
- 100gr de queijo mussarela  
- 2kg de funghi 
- 1 garrafa de vinho tinto seco 
- 200gr de castanha de baru 
- 200gr de castanha de pequi 
- 500gr de socol 
- 5 unidades de cebola branca  
- 2 cabeças de alho 
- 1 molho de salsinha 
- Pimenta do reino para moer na hora (com moedor) 
- 100 gr de flor de sal (ou qualquer outro sal) 
- 5 litros de água potável 
- 1 fouet  
- 2 colheres de polietileno ou de bamboo resistentes 

Detalhamento da receita Polenta:
Corte e refogue a cebola e alho na manteiga. Acrescente água e deixe ferver por 5 minutos. Depois adicione a farinha de milho em chuvisco constante mexendo até que cozinhe e solte do fundo da panela. Adicione os queijos e mexa vigorosamente, acertando o sal. 

Ragu de Funghi:  
Caso o Funghi seja desidratado, hidrate em água quente e aguarde 30 minutos.  Coe e pique os cogumelos. Refogue cebola e alho bem picados na manteiga por 5 minutos.  Acrescente os cogumelos, refogue por 3 minutos, adicione o vinho e deixe reduzir até evaporar o álcool.   Acerte o sal e a pimenta moída na hora e reserve. 

Para o crocante
Pique a castanha de baru e aqueça. Pique a castanha de pequi. Coloque o socol fatiado finamente no forno pré aquecido em 180° por 4 minutos. Espere esfriar e pique finamente. Misture os 3 crocantes.  Pique a Salsinha finamente. 
Sirva a polenta, em seguida o ragu de fingui, e por cima o crocante finalizando com a salsinha.  

Bom apetite!!
logo mala



Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.